sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dança do Vilão



Aprendi dançar vilão
Não foi nessa terra não
Aprendi com uma alemôa
Na terra dos alemão

As estrelas do céu correm
Eu também quero correr
Elas correm atrás da noite
Eu atrás do bem querer

Sugestão de como Brincar:

Vilão é uma dança de manifestação popular. Ficam todos em duas rodas ou fileiras e de mãos dadas como um túnel. Um casal ora passa por dentro e por baixo, ora por cima e por fora; todos simultaneamente.
É um movimento de onda que todos fazem ao mesmo tempo.

Nota: Este movimento de onda do mar é um passo também muito utilizado na dança do Moçambique com manejo de bastão no Vale do Paraíba/SP.
A dança do Vilão é também realizada em Ilha Bela Litoral Norte/SP.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Oi amiguinhos! Hoje comemora-se o Dia da Consciência Negra! Este é um dia dedicado à reflexão sobre a integração do negro na sociedade brasileira. Você sabe por que se comemora o Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro? É porque foi nessa data que morreu Zumbi dos Palmares, escravo que lutou contra a escravidão no Brasil.


DIA DA BANDEIRA

Vocês sabem que dia é hoje? Hoje é o Dia da Bandeira, um dia em homenagem a bandeira do Brasil! Comemora-se hoje, dia 19 de novembro, porque foi nesta data que a bandeira nacional foi instituída.A bandeira é um símbolo que cada país possui. A bandeira do Brasil é representada pelas cores: branca; verde, que simboliza as matas; amarela que simboliza as riquezas e azul que simboliza o céu e os rios.


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Na manhã de 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra e declarou o fim do período imperial no Brasil, e o início do período republicano.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

"Eu fui por um caminho..."






Um dia eu sai pelo mundo,caminhando sem eira nem beira,e, bem no meio da estrada,encontrei um bando de amigos que riam e brincavam juntos,repetindo palavras em conjunto...

Eu fui por um caminho...
Eu também
Encontrei um passarinho...
Eu também
Encontrei um dedo mindinho...
Eu também
Seu-vizinho,
Eu também
Pai de todos,
Eu também
Fura-bolos,
Eu também
Cata-piolhos.
Eu também...

Livro: O Jogo da Parlenda - Coleção Itaú de livros Infantis

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DIA DA CIÊNCIA

Ciência é o conhecimento atento e aprofundado de alguma coisa. Imagine um conjunto de conhecimentos com foco em um ramo específico... A Ciência é uma grande aventura cheia de heróis, heróis cientistas, suas super descobertas e seus estudos. E nesse dia tão especial para a ciência vamos falar um pouquinho do grande Galileu Galilei. Você nunca ouviu falar dele? Se não ouviu é uma questão de tempo, logo você vai aprender na sua escola que esse grande matemático, físico e astrônomo foi o cientista que estudou o Universo e provou que a Terra girava em torno do Sol.