quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Adivinhas


O que é, o que é?
Um animal que dá muita
atenção às suas patas??
R: O Pato
O que é, o que é?
Que todos têm dois
e você tem um?
R: A letra "O"
Onde é que fica
o ponto de ônibus?
R: Em cima do i
Versos:
Segue uma lista de versos populares,todos de domínio público,que podem enriquecer as rodas de versos. Mais você criança de qualquer idade,pode acrescentar,a estes,outros versos de seu conhecimento,e por que não inventar?
*Fui no mato buscar lenha
Encontrei uma coruja
Eu pisei no rabo dela
Me chamou de coisa suja
*Se eu soubesse com certeza
Que você era meu amor
Eu caía nos seus braços
Como sereno na flor
*Canoeiro, Canoeiro
O que trouxe na canoa
Trouxe ouro,trouxe prata
Trouxe muita coisa boa
*Eu joguei meu barco n' água
carregado de fulô
Não tem nada mais bonito,
que os zóim do meu amor
*Eu fiz um barquinho
da casquinha do pinhão
Pra levar o meu benzinho
lá pra Campos do Jordão
*Eu pedi um copo d' água
Me trouxeram na caneca
Isso mesmo que eu queria
Cinturinha de boneca
*Uma velha muito velha
Mais velha que o meu chapéu
Foi pedida em casamento
Levantou as mãos pro céu
*Sete e sete são catorze
Com mais sete vinte e um
Tenho sete amor no mundo
Mas me caso só com um
*Essas mocinhas de hoje
Todas querem se casar
Põem a panela no fogo
Mamãe venha temperar
Fonte: Brincadeira retirada do livro - Rodas e Brincadeiras Cantadas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO




Dia 25 de janeiro é comemorado o Aniversário da Cidade de São Paulo. É dia de festa para os paulistanos!
Em 25 de janeiro de 1554, Os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o Colégio dos Jesuítas, com a intenção de estabelecer um colégio para a educação dos indígenas da região. O Pátio do Colégio, no centro da cidade, é considerado o marco zero da fundação de São Paulo.
A cidade recebeu esse nome pois no dia 25 de janeiro a igreja católica celebra a conversão do Apóstolo Paulo, tornando-se São Paulo e assim, dando seu nome à cidade.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

DIA DOS APOSENTADOS



Você acha que o papai e a mamãe trabalham muito? Pois fique tranquilo que um dia eles vão poder descansar!
O vovô e a vovó já pararam de trabalhar, porque já se aposentaram. Isso mesmo, é assim que chamamos quem já parou de trabalhar. E hoje, dia 24 de janeiro, comemoramos o Dia do Aposentado. Muitas palmas praqueles que desfrutam do merecido descanso!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

DIA DO COMPOSITOR



Hoje é dia do compositor, mas será que você sabe direitinho o que faz ou é um compositor? O dicionário diz que compositor é aquele que compõe, o que é autor de uma realização artística, o que compõe ou escreve uma música, aquele que se dedica à arte da composição musical.
E você sabe dizer rapidinho o nome de um compositor brasileiro? Temos fortes representantes no nosso país como Vinícius de Moraes, Gilberto Gil, Chico Buarque, Cartola, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Pixinguinha, Martinho da Vila e muitos, muitos outros talentos. Fora os mestres mundialmente conhecidos como Mozart, Chopin, Ludwig van Beethoven, Heitor Villa Lobos e outros tantos. Graças a eles nossa vida tem musicalidade e sons incríveis. Sem música a vida seria tão chata você não acha? Viva o compositor!
Mas me diz, e você? Será que você também vai ser um compositor para receber parabéns todo dia 15 de Janeiro?

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DIA DO FOTÓGRAFO




A fotografia está em toda parte. Revistas, jornais, cartazes, livros, outdoors, videogames e muitas vezes até canais de televisão fazem uso da fotografia. Sem falar nos momentos importantes que não passamos sem tirar fotos como nas festas e quando estamos em férias!
Nem todo o fotógrafo é um profissional do mercado. Muitos artistas são fotógrafos e exibem seus trabalhos nas galerias de arte e nos museus. Sebastião Salgado é um exemplo de artista brasileiro, que trabalha com imagens fotográficas. Ficou famoso por registrar garimpeiros em Serra Pelada.
Já os fotógrafos que trabalham no mercado podem se especializar em fotografar produtos ou modelos. As agências tanto de publicidade quanto de modelos não dispensam um bom profissional!
É preciso muito estudo e conhecimento para se tornar grande nesta área. A luz por exemplo, é um elemento fundamental que precisa ser tratado com maestria para se obter uma boa fotografia!