quinta-feira, 25 de agosto de 2011

5 (CINCO) SENTIDOS



Você está brincando no jardim e uma linda borboleta passando na sua frente. Em seguida sente o cheirinho daquele bolo maravilhoso que só a mamãe sabe fazer, você até sente o gosto, mas como ainda não dá para saboreá-lo, ouve seu amigo chamar e sai correndo na direção dele, ao se aproximar, ele mostra uma caixa de brinquedo e pede que você descubra qual é este brinquedo através do tato... São muitas sensações ao mesmo tempo e nós só conseguimos captar todas elas através dos órgãos dos sentidos, estruturas complexas que nos ajudam a perceber o meio em que vivemos e são essenciais para a maioria das tarefas que realizamos. Vamos agora caracterizar cada um dos órgãos dos sentidos.


Começando pela pele, que é o órgão responsável pelo tato e tem funções importantes, como manter os órgãos internos isolados do meio ambiente, ajudar no controle da temperatura do corpo eliminando o suor, proteger contra a invasão de micróbios que prejudicam o organismo, etc. Na pele que reveste os dedos há linhas tênues que formam as digitais, que são diferentes de uma pessoa para outra, portanto é uma característica pessoal.

O órgão responsável pela audição é o ouvido, que é uma estrutura complexa com a função de perceber os sons. As orelhas compõem a parte externa do ouvido e funcionam como um radar, captando todos os tipos de sons. O ouvido é muito sensível e sons muito aos podem provocar perdas auditivas... Portanto, tenha muito cuidado ao ouvir música em volume muito alto, pois isso pode ser prejudicial para você!

Com relação ao sentido do paladar, o órgão responsável é a língua, que identifica o sabor dos alimentos através das papilas gustativas, assim, em cada região da língua distingue-se um sabor. Quando você sente o cheiro de algum alimento que parece estar muito saboroso e diz que “dá água na boca”, pode crer que é verdade: isso acontece porque com o cheiro nosso organismo se prepara para comer e por isso libera mais saliva, dando a sensação de água na boca.

E por falar sentir em cheiro, sua percepção tem relação com o sentido do olfato e o órgão responsável é o nariz. Este órgão possui receptores que distinguem o tipo de cheiro e envia as informações para o cérebro, que guarda essa informação e quando cheiramos novamente a mesma coisa, de imediato essa memória é acionada para sua identificação. O olfato pode também servir de alerta sobre algum perigo próximo, como o cheiro de fumaça, que pode indicar um incêndio ou mesmo quando sentimos um cheiro diferente do normal em alimentos indicando que estão estragados.

Finalmente chegamos ao sentido da visão, cujos órgãos responsáveis são os olhos. Nossos olhos são muito sensíveis e precisam de proteção contra poeira e outros elementos que podem prejudicá-los, daí a importância das pálpebras, sobrancelhas e cílios que fazem essa proteção.

Curiosidades:

A pele é o maior órgão do corpo humano e corresponde 16% do peso corporal.

O químico alemão Adolf Butenandt, descobriu que muitos animais liberam moléculas invisíveis e voláteis na época do cio para atrair o sexo oposto. A estas moléculas o cientista deu o nome de feromônios.

Qualquer som de 90 decibéis para cima pode causar danos à audição, podendo inclusive pode ocorrer a surdez.








DIA DO SOLDADO


Marcha soldado
Cabeça de papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel
O quartel pegou fogo
Francisco deu sinal
Acode, acode, acode
A bandeira nacional

Se você cantou essa música é porque conhece pelo menos um Soldado, o da Cabeça de Papel, mas não é para esse soldado que você tem que dar os parabéns pelo dia de hoje não.

Você sabia que o dia do Soldado foi criado em homenagem ao patrono do exército brasileiro, Luís Alves de Lima?É para ele o parabéns, pra ele e para todos os Soldados do Brasil!




quinta-feira, 18 de agosto de 2011

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA




Diga xiiiis! Xis e parabéns pela a fotografia!
Aposto que você deve ter um monte delas. É legal ter fotos dos amigos, da gente na praia, nas festas, com as pessoas da família.Mais legal ainda, é ver as fotos depois de ter registrado todos esses momentos.


E essa diversão só é possível hoje porque há muito tempo atrás, em Paris, no dia 19 de agosto do ano de 1839 - foi anunciada e apresentada ao mundo a tal Fotografia - desenvolvida pelo francês Louis M. Daguérre.Que tal comemorar tirando uma foto agora mesmo? É um bom jeito de homenagear essa colorida, divertida e tão valiosa descoberta. Diga xiiiiis!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DIA NACIONAL DAS ARTES



Hoje comemoramos o dia nacional das artes! Já imaginaram o mundo se não existissem as obras de arte? Arte pode ser desde uma pintura, escultura, ou até mesmo uma fotografia. As pinturas podem ser concretas ou abstratas. As abstratas sempre parecem não significar nada, apenas rabiscos sem sentido, porém, cada pintura tem seu significado único, e nela contém todos os sentimentos e emoções vividas por seu artista. Podemos encontrar inúmeras obras de arte famosas nos museus! Visitá-los deveria se tornar um hábito de todos, pois arte trás cultura e conhecimento para nossa vida. No Museu de Artes de São Paulo (MASP), você poderá encontrar pinturas famosas de artistas como, Picasso, Matisse, Monet e Van Gogh. Vale tirar o dia para uma visita ao museu mais próximo de sua cidade!




quinta-feira, 4 de agosto de 2011

4 ELEMENTOS DA NATUREZA






Quem nunca ouviu falar nos quatro elementos da natureza essenciais para a sobrevivência do ser humano? Quatro elementos é uma expressão que se refere aos elementos naturais: água, terra, fogo e ar. Essa expressão tem origem lá na Grécia antiga com seus grandes pensadores que tentavam descobrir qual o elemento que formava todas as coisas. O grande Thales de Milleto acreditava que a origem estava na água, já Anaxímenes acreditava no Ar e por fim Heráclito incluiu o fogo como agente criador. Mas foi Empedócles de Agrinito que adiconou Terra a esses três conceitos e concluiu que tudo era formado por quatro elementos.

Os filósofos pré-socráticos identificaram esses quatro elementos primordiais, que eram opostos dois a dois:
água (fria e úmida) x fogo (quente e seco)
ar (quente e úmido) x terra (fria e seca)

Esse conceito perdurou toda a Idade Média até o Renascimento. O conceito de elemento já não é o mesmo na física e química moderna, que considera elemento os diferentes tipos de átomos, átomos esses que formam as moléculas que por sua vez foram a matéria.

Atualmente os elementos são associados aos estados da matéria:
terra > sólido
água > líquido
ar > gasoso
O fogo é representado pelo plasma que não é matéria, é energia!

No Oriente o conceito é também bem antigo, foi disseminado na Índia e China, onde estão presentes no Budismo e Hinduísmo. Apesar da origem do conceito está na busca pela origem de todas as coisas, muitas crenças e filosofias ainda baseiam-se nos 4 elementos. Nesses casos, se apresenta de forma simbólica e espiritual, como uma forma de integração do homem com a natureza, do homem com o universo. Sábios eram os antigos mesmo, basta observar um pouco a natureza para saber que água, terra, fogo e ar estão por toda a parte.

Sábios somos nós crianças, que gostamos de desenhar a natureza. Quem não gosta de desenhar uma árvore, um lago e lindo sol! Achamos um estudo na Internet que faz uma análise muito interessante dos desenhos livres feitos por crianças.

'Os elementos presentes nos desenhos livres foram tabulados em categorias de modo a permitir uma melhor visualização dos aspectos que compõem o imaginário das crianças. As categorias identificadas, por ordem de freqüência, foram: 1) natureza, 2)elementos gráficos, 3) pessoas, 4) brinquedos e elementos para diversão, 5) edificações, 6) animais, 7) meios de transporte, 8) personagens e 9) diversos. A categoria natureza foi a de maior freqüência, tanto para as crianças do Infantil I quanto para as do Infantil II.'

Na astrologia os signos estão organizados a partir dos quatros elementos, cada elemento influencia três signos astrológicos. Não sabe qual é o seu? Descubra abaixo!Os elementos um a um:

Elemento: ÁGUA
Definição: Representa 70% da superfície do planeta.
Definição científica: Molécula resultante da ligação natural do oxigênio e o hidrogênio.
Signos: Peixes, Câncer, Escorpião

Elemento:AR
Definição:Matéria que está em todo lugar.
Definição científica: Oxigênio.
Signos:Libra, Gêmeos, Aquário

Elemento: TERRA
Definição: Matéria essencial para a biosfera .
Definição científica: Solo, crosta terrestre.
Signos: Touro, Virgem, Capricórnio

Elemento: FOGO
Definição: Protege contra o frio. Na culinária, torna os alimentos mais saborosos e saudáveis pois elemina muitas bactérias.
Definição científica: Entidade gasosa emissora de radiação e decorrente da combustão.
Signos: Áries, Sagitário, Leão

Os quatro elementos juntos regem o planeta e são essenciais à vida humana!