quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Catira do Passarinho



No pé da laranjeira
Tem um ninho de barro
Pode ser do João
João-de-Barro

Sabiá laranjeira
Tem o peito dourado
Voa, canta canção
Pros namorados

Queria ser passarinho
Pra poder olhar pra baixo
Ver tudo pequenininho
Casa, cavalo e riacho.

Sugestão de como Brincar:

Nota: Apesar de ser uma história cantada, as crianças podem se organizar em fileiras e depois em roda para dançarem a Catira, fazendo evoluções rítmicas com batidas dos pés e das mãos.

Brincadeira retirada do livro - Rodas e Brincadeiras Cantadas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

DIA DO REPÓRTER


Repórter é aquele que ama ver, ouvir, ler tudo o que é notícia! Gosta muito de fazer entrevistas, aparecer na telinha e está sempre em busca de uma boa reportagem. Acompanha de pertinho todas as novidades que acontecem no dia a dia do seu país e do mundo, e vivencia as emoções de todos os fatos que estão acontecendo.

O repórter é o responsável pela elaboração das notícias que serão veiculadas em jornais, revistas, programas de televisão e até mesmo em sites na internet. Este profissional deve sempre se preocupar com a veracidade das informações a serem transmitidas para o público.

Existe também o repórter que não redige as notícias, porém é ele que fornece aos veículos de comunicação, as imagens relacionadas à notícia que será divulgada.

Para ser um repórter, é necessário estudar e cursar uma faculdade de Jornalismo.

Pegue um bloquinho de papel, uma caneta e faça uma entrevista com alguém que você admira.

Experimente ser repórter por um dia!


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DIA DO FREVO



Hoje comemoramos o Dia do Frevo! O frevo é um ritmo próprio do Pernambuco, sendo considerado uma das maiores manifestações culturais do Estado. Sua denominação faz referência à fervura e, na imprensa, foi utilizada pela primeira vez em 1908.


A dança mistura marcha, maxixe e, no seu princípio, capoeiristas dançavam a frente dos desfiles para proteger os músicos do povo e abrir passagem. Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. A coreografia é composta pelo rápido movimento de pernas que se dobram e estiram.

Hoje o frevo faz parte da cultura brasileira e é marco do carnaval pernambucano, especialmente em Olinda e Recife. É impossível ir a um carnaval em Pernambuco e não se apaixonar pelo ritmo.