No pé da laranjeiraTem um ninho de barroPode ser do JoãoJoão-de-BarroSabiá laranjeiraTem o peito douradoVoa, canta cançãoPros namoradosQueria ser passarinhoPra poder olhar pra baixoVer tudo pequenininhoCasa, cavalo e riacho.
Sugestão de como Brincar:Nota: Apesar de ser uma história cantada, as crianças podem se organizar em fileiras e depois em roda para dançarem a Catira, fazendo evoluções rítmicas com batidas dos pés e das mãos.Brincadeira retirada do livro - Rodas e Brincadeiras Cantadas
Repórter é aquele que ama ver, ouvir, ler tudo o que é notícia! Gosta muito de fazer entrevistas, aparecer na telinha e está sempre em busca de uma boa reportagem. Acompanha de pertinho todas as novidades que acontecem no dia a dia do seu país e do mundo, e vivencia as emoções de todos os fatos que estão acontecendo.O repórter é o responsável pela elaboração das notícias que serão veiculadas em jornais, revistas, programas de televisão e até mesmo em sites na internet. Este profissional deve sempre se preocupar com a veracidade das informações a serem transmitidas para o público.Existe também o repórter que não redige as notícias, porém é ele que fornece aos veículos de comunicação, as imagens relacionadas à notícia que será divulgada.Para ser um repórter, é necessário estudar e cursar uma faculdade de Jornalismo.Pegue um bloquinho de papel, uma caneta e faça uma entrevista com alguém que você admira.Experimente ser repórter por um dia!
Hoje comemoramos o Dia do Frevo! O frevo é um ritmo próprio do Pernambuco, sendo considerado uma das maiores manifestações culturais do Estado. Sua denominação faz referência à fervura e, na imprensa, foi utilizada pela primeira vez em 1908.A dança mistura marcha, maxixe e, no seu princípio, capoeiristas dançavam a frente dos desfiles para proteger os músicos do povo e abrir passagem. Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. A coreografia é composta pelo rápido movimento de pernas que se dobram e estiram.Hoje o frevo faz parte da cultura brasileira e é marco do carnaval pernambucano, especialmente em Olinda e Recife. É impossível ir a um carnaval em Pernambuco e não se apaixonar pelo ritmo.