sexta-feira, 25 de julho de 2014

Desenvolvimento Cognitivo

8-12 meses:

Esta fase é um encanto, seu bebê que provavelmente já consegue sentar, vai começar a engatinhar e por volta dos 12 meses dará os primeiros passinhos. Não há quem resista a tantas travessuras! 

Já é capaz de segurar objetos, bater palminhas e adquire o controle do dedo indicador, aprendendo a apontar e também a apertar todos os botões disponíveis na casa! 

É bem capaz que seu bebê balbucie "mamã" e "papá", e reconheça algumas palavras como “tchau”, “beijo”. Chegando aos 12 meses, pode associar animais aos seus respectivos sons, como por exemplo, “au au” é cachorro, “miau” é gato e “piu piu” é passarinho. 

Não estranhe as imitações, é comum vê-los repetindo as ações que fazem parte do cotidiano dos adultos como: falar ao telefone, varrer, empurrar um carrinho de supermercado, etc. 

12-24 meses:

E agora seu bebê anda e em pouco tempo estará correndo com segurança. Gosta de pular no sofá, subir nos móveis e descer a escada, está te deixando tonta! 

Tem um vocabulário mais evoluído, entende pedidos simples e por volta dos 20 meses poderá ser capaz de combinar duas palavras. 

Sua coordenação motora está bem evoluída e é capaz de montar cenários, peças de encaixe e criar formas com cubos. 

Nesta fase começa a utilizar giz de cera e lápis de cor, rabiscam com intensidade no papel - ou na parede e móveis da casa! Os riscos não significam muita coisa neste primeiro momento, já as cores começam a serem associadas a formas e objetos. O sol é amarelo, o sapo é verde e a maçã é vermelha! 

24-36 meses:

Agora já consigo pular com um pé só, minhas mãos já funcionam muito bem, manipulo um lápis como ninguém e já posso comer sem muita lambança. A linguagem da criança já está bem avançada, completa frases e a partir de 30 meses poderá ser capaz de estabelecer uma conversa curta. 

É capaz de contar até 10, identifica formas, conhece as cores e gosta de misturá-las. Consegue agrupar objetos como: animais dentro do baú, minhas bonecas na cama, e até mesmo separar os brinquedos vermelhos dos azuis. E para concluir, também é capaz de participar em atividades com outras crianças, como por exemplo, ouvir histórias. 

Mas a brincadeira mais mágica que se inicia nesta fase é a “faz-de-conta”. Solte a sua imaginação com seu filho (a) e brinque a valer. Você não vai se arrepender! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário